A Rede Feminina Regional de Combate ao Câncer de Parapuã, foi fundada em 17/03/1993 e registrada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Osvaldo Cruz – S.P. sob o protocolo nº 4.605, Registro nº 233 fls. 041 – Livro A-5 em 09/06/95, inscrita no CNPJ sob nº 00.692.845/0001-95, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal nº 1.992, de 16/09/99, tem como Presidente Sônia Maria Lopes Moreira.
É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos; criada para defesa dos direitos sociais, de indivíduos em situação de vulnerabilidade oncológica.
Financeiramente a Rede Feminina sobrevive com promoções que são realizadas durante o ano, doações de parceiros e dos voluntários, esses últimos doam um valor, mensalmente, de acordo com o que podem, e com o apoio da Prefeitura, através de participação na Chamada Pública, recebe recursos imprescindíveis para sua atividade.
Através do apoio incondicional dos voluntários e contribuintes, emprega todo empenho necessário para continuar gerando ações e resultados para o combate ao câncer no Município. Sendo assim, a RFRCC possui notória relevância pública e social.
Com o dinheiro arrecadado são comprados remédios, sustagem, alimentos básicos, alimentação parenteral e enteral, fraldas, além de auxílios em cirurgias, consultas, exames, próteses, leite, viagens, diárias, e tudo o que o paciente necessita, e parte do valor é enviado trimestralmente a FEBEC – Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer, da qual somos associados. Assim sendo, sua missão é acolher os portadores com câncer e seus familiares, por meio de serviços de apoio assistencial de proteção e promoção, para o enfrentamento que a doença impõe.
Outra atividade fundamental das voluntárias são as visitas aos doentes, levando apoio e carinho tão necessários e importantes tanto para o paciente como para a família.
A sede, que no passado foi alugada pela Prefeitura Municipal com apoio da Câmara Municipal de Parapuã, é atualmente instalada em imóvel próprio, localizado na Rua Palmas, 85, Centro, em Parapuã – SP CEP 17.730-000, um sonho realizado com muito esforço.
Os pacientes são mantidos com muito amor, carinho e com a vontade dos voluntários em trabalhar a serviço da vida e da esperança, com a misericórdia da população local.
Como se pode observar, o trabalho é árduo, sacrificado, pois a entidade não dispõe de recursos para facilitar o atendimento às pessoas que a procuram.
Atualmente a Rede Feminina conta com uma parceria com a Prefeitura Municipal de Parapuã, através de Chamada Pública, recebendo recursos para melhor atender desenvolver suas atividades. Esta parceria em muito auxilia a entidade na melhora de sua atuação em favor dos munícipes portadores de câncer, realizando um trabalho de elo entre o usuário final e a Administração Municipal, como participante fundamental na causa tão árdua que lidamos no dia a dia.
OBJETIVOS
● A Rede Feminina Regional de Combate ao Câncer, colabora para a redução da desigualdade e promover a saúde e bem estar dos portadores de câncer, seus familiares, e comunidade em geral;
● Promover o bem de todos, sem distinção ou preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, condição social, credo político ou religioso e quaisquer outras formas de discriminação, prestando serviços gratuitos;
● Prestar atendimento aos pacientes portadores de câncer, de qualquer faixa etária, e sexo, em inúmeros aspectos, como por exemplo: encaminhamento para consultas e tratamentos; pagamentos de consultas, exames, cirurgias, prótese, entre outros, apoio financeiro para viagens até os polos de tratamento;
● Acompanhamento dos pacientes e familiares com a realização de visitas e apoio com material e psicológico.
RECURSOS
A origem dos recursos que mantém a entidade, é especificamente oriunda de doações, promoções e parcerias, contando com recursos governamentais de esfera Municipal, concedidos através de participação em Chamada Pública.